segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sucata vira ciência - Para além dos brinquedos!

Plástico Salva-vidas.

Japoneses criam detector de radioatividade à base de Pet.

Cientistas da Universidade de Kyoto desenvolveram um sensor de radioatividade 90% mais barato do que o usado atualmente (um plástico cintilante cuja produção é dominada por uma companhia francesa). A nova tecnologia, ao contrário, é bem mais comum e em conta: a resina plástica PET, usada na fabricação de garrafas de refrigerante. Os pesquisadores misturam a resina com uma substância cintilante: na presença de radioatividade, os elétrons desse componente se agitam fazendo com que o sensor brilhe.

Batizado de Scintirex, será usado dentro de equipamentos profissionais de medição de radioatividade. Começa a ser vendidoa R$ 208 e a expectativa é que seja adotado em 6 mil estações radioativas, incluindo hospitais, espalhadas por todo o japão. Uma luz na vida dos japoneses, que têm medo até de comer alimentos ou vestir roupas que estejam contaminadas com radiação desde o acidente nuclear na usina de Fukushima, em março passado.
Daniel Cardoso

Reportagem retirada da Revista Galileu de novembro de 2011 - 

É importante destacar o valor da reutilização de materiais recicláveis, para além da confecção de brinquedos neste caso a garrafa PET foi traduzida em artefato científico de suma importância. 

O projeto sucata incentiva causas como estas nas quais a criatividade prevalece sobre o consumo.



0 comentários: